Ultrasonografias


Ao todo, já realizei 4 USs, todos na Materno Fetal: o 1º com 5 semanas (controle vitalidade), o 2º com 7 e 3 dias (controle vitalidade), 3º com 12 e 5 dias (Transluscência Nucal – TN) e o 4º com 16 semanas para confirmação do sexo (feminino).
Realmente o US na gravidez é muito especial, o coração bate forte, simplesmente emocionante. No Primeiro US não contive as lágrimas: meu bebe era invisível ao olho nu, só conseguia visualizar o “saco gestacional”, mas já era o suficiente para constatar que uma vida em meu útero estava apenas começando a se desenvolver com 5 semanas e dois dias.
Meu segundo US foi para matar a saudade! Queria saber se dessa vez eu conseguiria visualizar meu bebê. Foi maravilhoso: com 7 semanas e 3 dias de vida, pude ver e ouvir seu pequenino coração. O exame foi também constatação de vitalidade, esta com 19 mm e os batimentos cardíacos estavam acima de 150 por minuto.
No terceiro US, os sintomas iniciais da gravidez haviam passado! Foi um US importante que fiz com 12 semanas e 5 dias. Meu marido me acompanhou neste US e estávamos muito ansiosos.Neste exame foram realizadas diversas medidas do feto, incluindo a Transluscência Nucal (TN), no caso do meu, estava com as medidas dentro do esperado para a normalidade. Também estava na expectativa, pois poderia já descobrir pistas – ou mesmo a constatação – do sexo do meu bebê. A médica não quis confirmar, mas arriscou um palpite que poderia ser uma menina, não obstante, solicitou um retorno em 2 semanas para uma possível confirmação. Mas, a partir desse momento senti ser menina, de certeza.

No Quarto US já com 15 semanas e 4 dias, a expectativa foi grande! A médica confirmou o que eu já sentia: estou esperando uma menina. Fiquei radiante! Se fosse menino, tenho certeza que ficaria do mesmo jeito. Mas agora poderia centralizar meu planejamento, acho que é isso que me deixou mais alegre como futura mamãe, pois independente do sexo do bebê, alivia saber que está vindo com saúde, é o que mais importa

O quinto US foi com 23 semanas e 3 dias. Novamente uma grande emoção de ver o quanto minha menina cresceu e esta cada vez mais sapeca e fazendo muitos malabares no útero. Também vale registra aqui que este exame também é um dos mais importantes: o US Morfológico, o resultado é que a Kaila está super saudável e com medidas perfeitas para a idade. Pesando 571 gramas e medindo 30 cm.
Abaixo, segue informações importantes sobre o ultrassom morfológico do segundo semestre, de acordo com o site da Clínica Materno Fetal:
"Consiste na avaliação estrutural detalhada do feto, com o objetivo de identificar malformações. Ou seja, a gestante deve estar preparada para receber uma notícia desfavorável, pois 3% dos recém-nascidos apresentam anomalias estruturais. Deve ser realizado apenas por profissional treinado especificamente para este tipo de exame, além de contar com equipamento de alta resolução, imagens digitais e Doppler colorido e Power Doppler. O melhor período para realização do ultrassom morfológico fetal é entre 20 e 24 semanas de gestação.
O exame é marcado pela sistematização. Todos os órgãos do feto devem ser bem visualizados para análise detalhada de sua estrutura, num período de tempo que varia em função da posição do bebê, quantidade de líquido amniótico, biotipo da mãe e idade gestacional.
Conseguimos, de acordo com dados de literatura - em condições ideais de exame - alcançar êxito na identificação de cerca de 85% de todo o universo de malformações congênitas conhecidas. Um exame morfológico normal não descarta a possibilidade malformações, que podem ser evolutivas, ou seja, aparecerem com o evoluir da gestação ou após o nascimento. Todas as gestantes devem realizar o exame, porque as anomalias estruturais ocorrem em 3% dos recém-nascidos, e em 90% das vezes em gestantes de baixo risco."

Com 32 semanas e 1 dia realizai meu sexto US. Este foi um US especial pois realizei um eletrocadiograma feta". Foi um exame fora de rotina pois a Kaila, ao sonar (aparelho que faz a ausculta cardíaca fetal) a médica constatou uma bradicardia. Para investigar, me encaminhou ao exame, que apareceu tudo normal! O que acontece é que na fisiologia cardíaca fetal pode ocorrer umas bradicardias, então para confirmar que não se tratava de nenhuma doença é realizado este exame . No mesmo procedimento em concomitância, um exame chamado cardiotocografia, que consiste no registro gráfico simultâneo das variações da frequência cardíaca fetal e da atividade uterina (contratilidade).
Mas voltando ao US, a Kaila esta ficando grande: 40 cm e 1.670 kg. Não conseguimos ver ela muito bem pois a danada não parava de chupar o dedão do pé! Mas está tudo bem com ela, já conto os dias para ter minha bebê nos braços!!!

Com 35 semanas e 4 dias o sétimo US.. tudo ótimo com nossa princesinha!  (clique aqui para saber mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário